quinta-feira, 24 de abril de 2014




DUQUE DE CAXIAS


Bar dos Cavaleiros, um caminho para Meriti


Bar dos Cavaleiros é um bairro localizado no 1º Distrito do município de Duque de Caxias, é, o principal acesso de Caxias ao município de São João de Meriti. Do Centro, segue-se pela Av. Nilo Peçanha ao adentrar na Estrada São João Caxias, já estará em território meritiense.
A população local representa 4,71% da população do município de Duque de Caxias, distribuída da seguinte forma: 70,70% formada por crianças e adolescentes com idades de 0 a 14 anos; 34,4% formada por adolescentes, jovens adultos e adultos com idades de 15 a 54 anos; e, 18,9% é formada por idosos acima de 65 anos.
No bairro dos 4.255 habitantes (Censo 2010), 18.913 são homens e 21.342 são mulheres.
Dados deste mesmo Censo apontam que o Bar dos Cavaleiros é o Bairro com a maior concentração de idosos em todo o município de Duque de Caxias.

A origem do nome do bairro, segundo os moradores mais antigos, se dá, pelo fato de no século 19 e no início do século 20, os tropeiros que ali passavam, costumavam parar em um bar para o seu descanso, amarrando os seus cavalos em um largo que hoje faz ligação da Av Nilo Peçanha com a Rua Vicente Renda. 

No Bar dos Cavaleiros durantes décadas foram realizadas grandes festas juninas, os palcos desses eventos eram no Campinho da Rua Campos, na antiga Rua Cabo Frio, e na antiga Rua 2. Na região não existe posto de saúde, os moradores da região são obrigados a utilizar o Centro Social de um político no bairro da Prainha, ou recorrerem a Unidade de Pronto Atendimento do Parque Lafaiete.

Linhas de ônibus:A empresa Fábio´s explora as linhas municipais Bar dos Cavaleiros x 21 de Abril (Igreja São Jorge), Bar dos Cavaleiros x Jardim Leal; Bar dos Cavaleiros x Caxias Shopping. A empresa União explora as linhas: Bela Vista x Beira Mar; Santa Marta x Chacrinha; Trafegam na região também as linhas intermunicipais: Empresa Flores, Caxias - São João de Meriti (Via Matadouro); Empresa Mangaratiba, Caxias - Itaguaí (Via Ricardo de Albuquerque).

6 comentários:

  1. Morei próximo a Rua Cabo Frio, fizemos várias festas juninas nesta Rua. Que saudade!!!! www.carloscostaimoveis.com.br - www.carloscosta2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lia, neste Bairro também foi filmado a História de tenório Cavalcante.

    ResponderExcluir
  3. Oi, bem esse post é antigo, mas espero que alguém leia e possa me ajudar.
    Meu pai foi "abandonado" por pessoas desse bairro (bar dos cavaleiros) e resgatado por aqueles que aprendi a chamar de avó e avô. Mas toda a história que eu soube tem buracos. Pois também é dito que depois sua família o procurou, mas a minha avó não o entregou.
    Sei muito pouco da família biológica. Parece que vieram do Ceará e boa parte deles tinham olhos e cabelos claros.
    Sei também que o meu avô biológico tinha uma loja, algo do tipo, no bairro.
    Minha avó biológica acho que se chamava Rosa, acho que é falecida.
    O meu pai nasceu (até onde se acredita) no dia 24 de junho de 1957.
    Ou seja, vou ter que pesquisar algo de 60 anos atrás.
    Se alguém ler e tiver alguma ideia como encontrar os meus tios (o meu avô deve ser falecido também) vou ficar muito agradecida. Não quero nada deles, somente saber a história e me encontrar, pois a família de minha mãe é muito diferente de mim em todos os aspectos.
    Por favor, alguém me ajude.
    Não conheço Duque de Caxias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS.: Se alguém puder me ajudar o meu e-mail é andreabalsan.jornalista@gmail.com

      Excluir
  4. E necessário mais informações conheço muitas pessoas por aqui

    ResponderExcluir