quinta-feira, 24 de abril de 2014


DUQUE DE CAXIAS

Vila Operaria, uma história politica influente em Caxias

24 de abril de 2014 às 01:40
Localizada no 1º Distrito do município de Duque de Caxias, o Morro da Vila Operária, também conhecido como V.O. ou Morrão, esta localizado dentro do Parque Felicidade e vizinha ao Parque Beira Mar e a 25 de Agosto. A comunidade tem uma historia política muito influente na vida da cidade que a abriga.

Há décadas a região apresenta uma forte influencia da criminalidade. 

A partir das informações do livro Batistinha – o combatente dos trilhos, coordenado por Betânia Gonçalves Figueiredo, vimos que o reduto eleitoral mais importante do PCB era Duque de Caxias, pela grande quantidade de trabalhadores que habitavam a região e faziam o movimento pendular além de ser uma cidade cortada por ferrovia. O sindicato dos ferroviários ,rodoviários e outros eram muito fortes nesta cidade. Nas entrelinhas há ainda a informação de que a Associação de Moradores criada na comunidade abrigava os chamados comunistas do PCB (Partido Comunista Brasileiro), embora essa informação seja imprecisa.

A Vila Operária começou como uma área de ocupação desordenada, mas pela presença da prefeitura, governo de estado e governo federal, recebeu urbanização. Desde o final dos anos 70, a favela tem luz em cada casa. Durante os anos 80, adquiriu serviços mais ou menos precários de água e esgoto,resultado de mutirões. Identificamos que nesta localidade até 1979, não havia a presença do crime organizado.  Em 1979, chegou à Vila Operária o “Cabeleira”, traficante, vindo do morro da Formiga, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, para ocupar a localidade em nome do Comando Vermelho. Não houve conflito, pois não havia ali nenhum grupo desta natureza. Vários moradores contaram que depois da chegada de “Cabeleira” o próprio Comando Vermelho colaborava com as obras de urbanização retirando manilhas das obras da prefeitura, cimento e tijolo dos arredores.

Podemos afirmar que a comunidade começa a ganhar os traços de favelização a partir do final da década 70, quando os moradores começam a erguer os chamados puxadinhos.

Na comunidade existem duas Praças de lazer uma na entrada da favela pelo acesso do Cemitério do Tanque do Anil e outra no ponto mais alto do morro.



3 comentários:

  1. Gostei muito da sua postagem, mas na verdade existem 3 praças incluindo a que existe no Cruzeiro.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc poderia colocar a fonte da sua pesquisa?

      Excluir
    2. Não sei se essa era a fonte, mas tem uma artigo chamado "As Relações de Poder na memória da Favela Vila Operária em Duque de Caxias no Rio de Janeiro (1964-1985)" de Denize Ramos Ferreira que fala exatamente disso

      Excluir