quinta-feira, 24 de abril de 2014


DUQUE DE CAXIAS

Conheça o Engenho do Porto em Duque de Caxias.


Engenho do Porto é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros e Bela Vista. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos, que da colonização até o inicio do século passado foi navegável. Este curso d’água separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova.

O Engenho do Porto possui uma Fundação Esportiva chamada de Fundrep, onde é comum a disputa de campeonatos de futebol atraindo atletas amadores de diversas regiões do município. A Paroquia Nossa Senhora da Glória localizada a Rua Risoleta Caetano é a referencia que marca a presença da igreja católica na região.

O bairro não possui Posto de Saúde; não possui aparato de segurança pública; Em algumas regiões ainda são comuns os alagamentos nos dias de chuva; o abastecimento de água da Cedae é regular; 

A comunidade tem 2 (duas) áreas de lazer, a Praça da 5 de Maio e a Praça João Batista. As instituições de ensino são: o CIEP 434 (Professora Maria José Machado), a Escola Estadual Duque de Caxias, a Escola Estadual Norma Toppy Uruguay, a Escola Municipal Professora Olga Teixeira de Castro, a Escola Municipal Todos os Santos e a Universidade da Criança. 02 (dois) centros esportivos privados. Nas manhãs de quinta-feira a Rua Expedicionário José Amaro recebe a tradicional feira do bairro.

As linhas de ônibus que atendem aos moradores do bairro são: Jardim Leal x Bar dos Cavaleiros (via Nilo Peçanha); Bar dos Cavaleiros x 21 de Abril (Igreja São Jorge); Bar dos Cavaleiros x Caxias Shopping.

Afirmamos ainda, que o bairro está localizado entre as vias: Dr Manoel Teles, Caio de Carvalho, Tenente Jose Dias, Rua Ana Porto, Av Nilo Peçanha e Rua Itaboraí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário