quinta-feira, 24 de abril de 2014


DUQUE DE CAXIAS

Paroquia de Santa Terezinha


Em 10 de fevereiro de 1647, moradores transformaram a rude capela erguida no povoado, dois anos antes, em igreja sede da Freguesia, batizada como São João Batista de Trairaponga.

- A construção em madeira teve o financiamento da Real Fazenda e dos moradores, esforço que teve o reconhecimento de D.João IV, em alvará publica na época. Hoje, o templo é dedicado a Santa Terezinha do Menino Jesus, no Parque Lafaiete.

Por falta de conservação, um novo templo teve que ser construído de frente para a Baía de Guanabara. Passados os anos, a Igreja perdeu a sua importância religiosa e deixou de ser sede de Freguesia. Em 1747, às margens do Rio Meriti, foi construída nova Igreja, alterando-se sua denominação para Freguesia de São João Batista de Meriti. Ao longo dos séculos XVIII e XIX, a impiedosa ação do tempo destruiu a Igreja de Trairaponga. No século passado, recebeu várias reformas, ganhando inclusive um novo padroeiro, o de Santa Terezinha do Menino Jesus, e suas terras foram ocupadas por intenso processo de loteamento.

Por volta de 1930, os moradores resolveram reconstruir o templo abandonado de São João Batista de Trairaponga, que ganhou um novo altar-mor e passou a ser ocupado por Santa Terezinha do Menino Jesus. Com a mudança, no final do Século IX, da Freguesia de São João Batista de Trairaponga para uma nova sede, em direção à nascente do rio, onde hoje é a sede do Município de São João de Meriti, a velha igreja entrou em decadência chegando a ponto de perder até o seu telhado, sendo reconstruída no início do século XX, quando a laranja substituiu a cana de açúcar e a região do Parque Lafaiete se transformou em pequenas propriedades, ao melhor estilo das “Quintas” portuguesas.

Embora tenha mais de 300 anos, a Igreja não mereceu até hoje uma restauração digna do nome, para que volte a ocupar o centro das atenções, como ocorria entre 1665 e 1800. Afinal, o templo do Parque Lafaiete foi o centro administrativo da Freguesia de São João Batista de Trairaponga, no início da colonização da Baixada Fluminense e berço do pujante município de Duque de Caxias. A velha Igreja é hoje apenas um pequeno retrato em 3x4 do que já foi nossa região

A Paroquia esta localizada a Rua Joaquim Pessanha, N.º 80, Parque Lafaiete, Duque de Caxias/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário