quinta-feira, 24 de abril de 2014


DUQUE DE CAXIAS

Conheça o bairro de Imbariê em Duque de Caxias.


Imbariê 
Suas origens derivam do antigo Porto da Estrela onde eram transportadas as cargas vindas de outras localidades para Petrópolis por exemplo. Com isso Imbariê passou a ser povoada. O nome, deriva do tupi que significa "água suja" devido à péssima qualidade da água encontrada no local.

População:
Imbariê possui 33.558 habitantes, destes 1.610 são homens e 17.437 são mulheres. 7,5% desta população é formada por crianças de 0 a 4 anos na proporção de 2.515 crianças. 26,7% desta população é formada por crianças e adolescentes de 0 a 14 anos de idade, na proporção de 8.955 jovens; 67,6% desta população é formada por adolescentes e adultos com idades entre 15 e 64 anos de idade, na proporção de 22.672 jovens e adultos; e, 5,7% da população é formada por idosos com idade igual ou superior a 65 anos, na proporção de 1.912 idosos.

Com a separação de Duque de Caxias de Nova Iguaçu as terras do antigo Porto Estrela foram divididas entre Duque de Caxias e Magé e Imbariê passou a integrar o novo município sendo conhecido como o seu Terceiro Distrito.

Uma de suas características históricas mais marcantes é a estrada de ferro que até hoje liga Vila Inhomirim a Saracuruna.
A estação Imbariê foi aberta em 1888. Em Imbariê, Duque de Caxias, as plataformas do acanhado terminal são cobertas por mato, que também escondem a linha férrea (O Dia, 5 de junho de 2005). Honor Pacheco comenta em dezembro de 2006 que a data de inauguração fornecida pelo Guia Geral de 1960 poderia estar equivocada: Creio estar incorreta essa data, pois a localidade começou a se formar em 1926.

No início chamava-se Parque Estrela e pertencia ao município de Nova Iguaçu. Somente mais tarde passou a ser o 3º Distrito de Duque de Caxias. O Diário Oficial de 9 de maio de 1928 oficializou a criação da primeira escola do lugar. Era a Escola Estadual nº 35 do Parque da Estrela. Sua primeira professora (que também era a diretora) morava em Raiz da Serra e se chamava Nair Teixeira de Paiva (1906-1996).

Havia então no local, além da escola, umas poucas residências, uma padaria, botequim, uma farmácia e um armazém. Não havia, ainda, a estação de trens e, por determinação do Ministro da Viação, os comboios da Companhia Estrada de Ferro Leopoldina realizavam paradas especiais para o desembarque (pela manhã) e embarque (à tarde) da referida professora. Somente após as grandes obras de saneamento da baixada fluminense, iniciadas a partir de 1930 pelo governo estadual, o Parque da Estrela começou a desenvolver".

O Distrito de Imbariê também é formado por alguns bairros como: Jardim Anhangá, Parada Angélica, Santa Lúcia, Vila Getúlio Cabral, esta fundada pessoalmente pelo ex-presidente Fernando Collor de Melo, Nova Campinas, Taquara, Parque Paulista, entre outros. Taquara, por exemplo, se destaca pelas cachoeiras e pelo Museu Histórico de Duque de Caxias. É cortada pela auto estrada Automóvel Club, além das trilhas que se destinam ao município de Petrópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário