sábado, 5 de abril de 2014


CÂNCER: A raiz e a origem

Câncer é o quarto signo do Zodíaco, representando a força que cria a vida, a raiz que sustenta todo o nosso desenvolvimento posterior na existência. Por isso, é o signo relacionado com a mãe, a fecundidade e a Terra, que nos dá o sustento e nos acolhe. Tem a natureza conservadora e feminina, pois só assim permite a proteção e o cuidado com o embrião. Câncer é um signo de movimento, chamado cardinal, pois marca a mudança de estação do ano, como os outros três signos cardinais Áries, Libra e Capricórnio.
Receptivo e nutridor, Câncer simboliza o ventre e o útero que abriga a semente, criando condições para que ela se fortaleça e mais tarde se transforme em um organismo mais complexo. O mistério de uma semente que permanece quieta e crescendo sob a terra, (mas que guarda uma promessa de futuro para o amanhã) está contido no simbolismo de Câncer, que consegue visualizar o que ainda não aconteceu. Essa visão do invisível, esse poder de imaginar e a retenção da memória caracterizam este signo de sensibilidade, impressionável e instável nas emoções como as fases da Lua, o astro que preside Câncer.
Amor às tradições, memória do passado e intuição poderosa, voltada para a sobrevivência, são traços característicos de Câncer, o signo que representa a unidade familiar.
O animalzinho relacionado ao signo é o caranguejo, cujo casco duro esconde a natureza sensível sob uma aparência muitas vezes áspera. É um dos signos mudos do Zodíaco, ou seja, sente mas retém o que sabe, só expressando quando tem a certeza de que será bem aceito ou que não corre riscos.

Planetas em Câncer
Qualquer planeta neste signo adquire uma maneira de operar instável e impressionável, reativa mais do que ativa, subjetiva e emocional. A Lua é regente do signo, e quando está posicionada aí, dizemos que está forte e em domicílio.
Vênus em Câncer é uma posição que acentua as características pacíficas e artísticas deste planeta. Por outro lado, Marte - que rege a auto afirmação e a luta - e Saturno - os limites e a objetividade - neste signo se tornam enfraquecidos, com suas funções comprometidas neste signo tão contrário às suas naturezas

Qualidade Frio e Úmido (Água) - baixa energia e capacidade de juntar e conectar
Natureza passivo, feminino, noturno, par
Polaridade negativa
Regente Lua
Cores cinza, pérola, branco, tonalidades leitosas
Corpo seios e estômago
Palavras-chave ontem e amanhã, sentimento, familiaridade, sobrevivência, receptividade, impressionabilidade, sonho, nutrição

Ascendente em Câncer
A dupla presença de um signo introvertido, plástico e sonhador, imaginativo e muito sensível torna a expressão da natureza colorida por instabilidade de humor, tendência á procrastinação e preguiça, se não bem canalizadas para atividades solitárias de cunho artístico ou psicológico. Individualidade atraente, encantadora, simpática, de altos e baixos, que chega a ser pouco compreendida pelas pessoas a volta. No amor, o romantismo, a imaginação e o costume (o hábito) falam muito alto. Essas conotações se acentuam ainda mais, dependendo da posição da Lua, astro regente, e de seu estado cósmico no dia de nascimento, que domina o mapa. Por ser um astro bastante plástico, que adquire facilmente características do signo em que encontra, é importante observar a posição por signo da Lua no momento do nascimento, que acrescenta tonalidades diferenciadas dependendo do elemento natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário