terça-feira, 13 de maio de 2014


LABIRINTITE E ACUPUNTURA

No âmbito da Medicina Chinesa a tontura relaciona-se com vento e umidade no Fígado. Diz-se que o vento úmido causa a tontura e penetra o Fígado.
Qualquer alteração que afete energeticamente o Fígado pode causar a labirintite. As mais comuns são: a raiva, frustração, ressentimento e mágoas. Além disso, o excesso de trabalho e atividade sexual podem desgastar os Rins, e consequentemente o Fígado, gerando tontura.
O paciente deve também seguir uma filosofia de vida saudável, eliminando os fatores que podem agravar o quadro, como a alimentação incorreta.
Um fator que pode ajudar ou prejudicar, é a alimentação. Nesse quesito, um dos principais inimigos do ouvido interno é o açúcar, escondido não só em guloseimas como chocolate, sorvete e bolachas. Como também em pães, tortas, bolos e massas feitos com farinha refinada. Para saborear uma sobremesa sem riscos, o jeito é apostar no consumo de frutas como: Banana, Abacaxi, Maçã e Pera.
O consumo de alimentos gordurosos e laticínios forma umidade no Baço, deflagrando o quadro.
No momento de se entregar às massas, o ideal é optar pelas integrais, já que suas fibras promovem uma absorção mais lenta da glicose. O Sal não fica atrás quando se fala nos perturbadores do labirinto, já que está relacionado ao aumento da pressão nos vasos.
A Labirintite deve ser diagnosticada e tratada primeiramente pelo Otorrinolaringologista. A acupuntura pode atuar de maneira complementar ao tratamento, aliviando os sintomas nos casos agudos, bem como nos casos crônicos.
Não há contra indicações para o tratamento, que deve ser realizado na frequência de uma a três sessões semanais.
Dr. Carlos

www.acupunturaequilibrio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário