quinta-feira, 29 de maio de 2014


ALECRIM!!!!!!!!!!!!!O alecrim é uma planta cercada de misticismo.
O TEXTO É LONGO, MAS É O MAIS COMPLETO E O MAIS INTERESSANTE QUE JÁ PESQUISEI- LEIA SE PUDER OU SE QUISER!!!!

O Alecrim é um "costurador do Plexo solar".
Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional, é uma das ervas que ajuda na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais.
O escalda pés de Alecrim tira todas as energias negativas acumuladas durante o dia.
Rudolf Steiner, criador da antroposofia, afirmava (1918) que “o Alecrim é, acima de tudo, uma planta calorífera que fortalece o centro vital e age em todo o organismo.”
É uma erva que tonifica as pessoas e os ambientes. Agindo em conjunto com arruda, “segura” as energias de inveja, mau-olhado e fofocas.
O Desidratada e pulverizada, atua como incenso (odorizante e abascanto).
Alecrim fortifica o ânimo e a vitalidade das pessoas! Distribua um ramo para cada convidado. Além do charme a erva poderá conferir um pouco de significado.

Suas propriedades anti sépticas também eram reconhecidas nos hospitais franceses, onde o alecrim era queimado durante as epidemias.
Os mouros acreditavam que ele espantava as pragas e plantavam arbustos em seus pomares.

Até mesmo a Igreja Católica incorporou o alecrim em seus rituais, queimando-o em incensários desde a antiguidade. Na Igreja Ortodoxa, até hoje se utiliza seu óleo para unção.
Usada como incenso ou carregada como amuleto para atrair bons fluídos, principalmente em casamentos, e afastar mau-olhado, quebranto e inveja.( erva das benzedeiras ou erva das “bruxas”) Na Idade Média, era usada como defumador e fumigantes em dormitórios com pessoas enfermas.
O sabor das folhas e das sumidades floridas é intensamente aromático, canforáceo e algo picante. É usado em recheios de porcos, aves, carneiro e cabrito; sopas, ovos, carnes, frangos, peixes e molhos básicos. Usa-se ainda, fresco ou secos, para grelhados e assados de cordeiro e vitela; saladas, pudins, pães e biscoitos.
Também é utilizada como condimento de queijos. Excelente para aromatizar vinagres e azeites, o alecrim é, também, muito utilizado na decoração de pratos.

É repelente natural de pragas caseiras, de moscas e borboletas. Colocada nos armários espanta as traças.
Comercial
É utilizada em perfumaria e cosmética (sabonete, desodorante e tônico capilar).
Resolve rapidamente dores de estômago e azia pois atua como digestivo limpando o fígado e a vesícula daí ser empregado nos casos de má digestão, aerofagia e catarros gastrointestinais.

_ Portanto regulas as funções hepáticas, tem propriedades anti sépticas e estimulantes mas, ao mesmo tempo calmante o que faz atuar nas insônias...
_ Restitui a energia dos cansados e também dos estressados por muito esforço mental por isso atua como anti depressivo.
_ Também atua no sistema respiratório para resfriados, tosses, bronquites, e outros problemas respiratórios; é empregado também para combater as febres intermitentes e a febre tifoide.
_ Para mulheres ajudar a descer a menstruação limpando o útero.
_ Age sobre o sistema renal. É diurético.
_ Influenciando favoravelmente nos casos de debilidade circulatória, fortalecendo a circulação, o que pode ajudar na diminuição da celulite ou gordura localizada; e ainda atuar nas anemias.
_ Usa-se a infusão de alecrim nos casos de erupção cutânea persistente, inflamada e de difícil cura. Os cardíacos podem usá-lo acompanhado de Sete Sangrias e Dente de Leão.
_ Usado externamente é bom para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrização; nas lesões e queimaduras.
Seu óleo é usado nas dores reumáticas e no banho, sendo também parasiticida.
As recomendações medicinais do alecrim são verdadeiramente imensas.
Aromaterapia
O Óleo de Alecrim é um óleo que anima, alegra, combate a apatia, memória fraca e a melancolia. “Como erva das recordações” ajuda-nos a relembrar nosso padrão verdadeiro.
O campo de força de Luz azul violeta produzido pelo Alecrim confirma sua reputação dos tempos antigos como protetor psíquico e para ajuda no desenvolvimento da “Visão interior”.
Contra indicação:
_ A essência do Alecrim pode ser irritante para a pele.
_ Não deve ser administrado no período de gravidez. (Em altas doses, por via oral, é abortivo).
_ O uso do alecrim durante a noite pode alterar o sono.
_ Não se recomenda o uso para prostáticos e pessoas com diarreia.
_ Convém não esfregar ou massagear diretamente o óleo de alecrim nas veias varicosas.
_ Hipertensos e epiléticos não devem utilizar o óleo essencial de Alecrim.
Superdosagem:
Seu uso em quantidades exageradas pode causar irritação gastrointestinal. Seu uso prolongado pode resultar em gastroenterites e/ou nefrites.
USO “MÁGICO”

_O Alecrim combate os invejosos!
_Os antigos curandeiros usavam o alecrim em encantamentos de adivinhação, de proteção, de amor e de curas em geral; para ajudar nos estudos.
_ Lavar as mãos com uma infusão de alecrim diziam, “substitui um banho de purificação.”
_“Beba um chá de alecrim antes de fazer um exame ou uma entrevista para ter a mente alerta.”.
O uso do Alecrim na cozinha e como remédio é então muito antigo, era muito usado por Curandeiros e benzedeiras de diversos lugares e países, por isso ficou conhecido como “erva forte da cozinha” ou “erva das bruxas” embora depois da inquisição tenha sido “adotado” pela igreja católica e usado nos incensários...mas, segundo a história, as religiões já fazia uso dele desde a antiguidade...
Assim é que um banho e ou uma boa xícara desta "erva mágica” Revigora o Corpo e Alegra a Alma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário