quarta-feira, 26 de março de 2014


ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL
 
Nutricionista, Endocrinologista ou Nutrólogo ? Onde ir quando preciso de orientação nutricional ?
É uma dúvida recorrente entre os pacientes que se perguntam onde ir, quando querem dar um novo rumo ao seu cuidado com a saúde e alimentação. Hoje tentarei esclarecer um pouco essas diferenças.
NUTRÓLOGO: É a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar. Um médico que fez especialização em nutrição, seja pós ou mestrado, tem um conhecimento maior da nutrição do que outros médicos, porém seu conhecimento sobre alimentação ainda não é maior ou igual ao conhecimento do nutricionista. Ele é capaz de avaliar possíveis carências nutricionais no organismo, prescrever medicamentos e dar orientações sobre uma alimentação mais equilibrada, porém nunca prescrevendo dietas, atividade exclusiva do nutricionista perante lei.
ENDOCRINOLOGISTA: É um médico que tem como especialização a endocrinologia. Ele estuda e trata os problemas hormonais e restabelece o equilíbrio do sistema endócrino. Atua por exemplo, na obesidade devido a alterações hormonais, diabetes e outros desequilíbrios hormonais em geral. Assim como o nutrólogo, pode prescrever medicamentos e dar orientações sobre alimentação equilibrada, nunca prescrevendo dietas.
NUTRICIONISTA: É o ÚNICO profissional habilitado por lei a prescrever dietas. Após a faculdade de 4 a 5 anos de graduação em nutrição, dedicados exclusivamente a alimentação humana (Sendo possível ainda realizar pós e mestrados de especialização), o profissional está apto a realizar o diagnóstico clínico e avaliação nutricional, para em seguida prescrever um tratamento dietoterápico específico para aquele paciente. É dado ao nutricionista também a possibilidade de lançar mão de suplementos e alguns fitoterápicos, dependendo do caso.
O nutricionista não prescreve medicamentos, e sim orienta-lhe a comer de maneira correta e individualizada, não utilizando-se de dietas da moda, e sim de cálculos e questionamentos realizados com o paciente, levando em consideração seu estilo de vida, renda familiar, cultura, entre outros.

Caso algum profissional de sua confiança, seja personal trainer, médico, fisioterapeuta ou qualquer outro lhe prescrever uma dieta, tenha bom senso. Profissionais sérios trabalham em conjunto, cada um em sua respectiva área, a fim de estabelecer o melhor tratamento para seu paciente.
Texto retirado do blog da nutricionista Amanda Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário