domingo, 15 de dezembro de 2013


"ALMAS DO PURGATÓRIO: COMO CONFORTAR E LIBERTAR"

O Sr. João Sérgio Guimarães, coordenador da Campanha Vinde Nossa Senhora de Fátima, não tardeis, contou-me que havia um professor que tinha grande devoção pelas almas do purgatório.

Muitas vezes ele o ouviu rezando: " Que as almas dos fiéis falecidos, pela misericórdia de Deus descansem em paz! Amém." Ou "Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno! E a luz perpétua as ilumine!".

Em geral, era no final das aulas ou palestras que ele rezava essas jaculatórias. Em particular, o Sr Sérgio sabia que, muitas vezes durante o dia, ele pedia a Deus pelas Almas do Purgatório, especialmente as mais necessitadas. E também pedia a intercessão delas.

Um dia faleceu a sua bondosa mãe. E para ele foi muito grande a dor da separação. Sentia uma enorme falta daquela tão extremosa mãe que o havia ensinado a amar a Deus e a Nossa Senhora e que o tinha introduzido no seio da Igreja. Ele só encontrava conforto no alento esperançoso de que ela pudesse estar no céu, feliz, junto de Deus.

Mas, como ter certeza de que sua mãe já se encontrava na felicidade eterna, "nos esplendores da luz perpétua"?

Ele não duvidou: pediu a Nossa Senhora e àquelas benditas almas pelas quais tanto rezava que lhe dessem um sinal discreto, suave, que apontasse o destino de sua mãe e o livrasse daquela dúvida.

Na missa de sétimo dia, durante a consagração, luziu na penumbra da Igreja, surgindo de um vitral onde o sol já não batia, um raio de luz que cruzou a igreja e iluminou especialmente um arranjo floral de orquídeas, em forma de cruz, que ornava o ponto central do presbitério.

Foi uma cena, ao mesmo tempo, discreta, suave e magnífica, percebida por todos.

O professor viu naquele raio de luz um sinal, um consolo, que conduzia à certeza de que sua mãe - que em vida também rezava pelas Almas do Purgatório - estava na Glória Celeste!

Parentes e amigos que lá estavam para rezar por aquela alma piedosa também viram naquele raio de luz um sinal.

Foi um pensamento unânime: todos se sentiam atendidos em suas preces, confortados e unidos numa mesma certeza e paz. Também para eles, o que ali se deu foi a resposta das Almas do Purgatório: uma graça que elas obtiveram diante de Deus para favorecer quem por elas tanto rezava.

O Sr Sérgio contou-me essa história a fim de me fazer conhecer como a devoção às benditas Almas do Purgatório é importante; para que eu soubesse como é fundamental rezar por elas e pedir-lhes graças.

O Sr. Sérgio está editando o livro: Almas do Purgatório - Como Confortar e Libertar"- a fim de que muitos brasileiros conheçam esta devoção, rezem e peçam as graças que necessitarem.

Esse livro vai ser base para um trabalho missionário de envergadura, um lance de apostolado que tem como objetivo atingir todo o Brasil, levar esperança e alento a milhares de irmãos.

O Sr. Sérgio deseja falar das benditas Almas do Purgatório, difundir a prática louvável de se rezar por elas, de pedir a sua intercessão.

Ele pretende incentivar que orações sejam feitas nas intenções das Almas do Purgatório para que muitas delas alcancem o descanso eterno. Elas são almas já salvas que, no entanto, para poderem estar junto de Deus eternamente, estão se purificando no Purgatório.

Difundindo este livro, com ajuda daqueles que percebem o alcance benéfico desse trabalho, estaremos certos de que essas almas, agradecidas por nossas orações, conseguirão muitas graças e favores para todos nós.

Neste livro estaremos rezando por almas que desejam nosso bem e podem nos favorecer a todo instante.

A Igreja sempre ensinou e recomendou que os católicos rezassem pelas almas dos fiéis falecidos. E sempre ofereceu orações para que essas almas, depois de purificadas, pudessem deixar o Purgatório e chegar às alegrias, sem fim, da eterna bem-aventurança.

Rezar pelas Almas do Purgatório pode ajudá-las muito e também pode tornar mais eficaz a intercessão delas em favor daqueles que por elas rezaram.

O livro "Almas do Purgatório - como confortar e libertar" traz uma coleção de orações que podem ser feitas em favor dessas santas almas. São orações que, realmente, confortam e libertam.

Importante saber que as Almas do Purgatório não podem fazer nada por elas mesmas, embora possam interceder diante de Deus por nós, alcançar graças por nós, ajudar-nos!

É isso mesmo: elas intercedem por nós, atendem nossos pedidos. Elas nos ajudam, porém, não podem auto ajudar-se. Mas nós podemos ajudá-las, muito.

Rezando pela alma dos falecidos, nós estaremos, ao mesmo tempo, conseguindo a misericórdia de Deus a nosso favor. Deus faz estas almas benditas conhecerem nossas orações, a fim de que elas também reze por nós.

Santo Afonso Maria de Ligório afirma que tem certeza que uma alma que tenha sido libertada do Purgatório pelas orações de alguma pessoa devota, quando estiver no Paraíso, continuamente dirá a Deus: " Senhor, não permitais que se perca aquele que me libertou da prisão do Purgatório e me ajudou a vir gozar de vossa presença".

A grande Santa Teresa de Jesus, no livro em que ela conta sua vida, diz: "as graças que o Senhor me concedeu por libertar Almas do Purgatório foram tantas que me cansaria e (também cansaria) a quem me lesse, se as fosse contar".

O Sr. Sérgio afirma ainda, que deseja que o maior número de brasileiros, irmãos nossos de fé, conheçam nossas amigas, intercessoras e benfeitoras Almas do Purgatório.

E diz que tem muita gente que ignora as maravilhas que podem fazer por nós, nossos irmãos da Igreja padecente.

P.S. 1- " Senhor, não permitais que se perca aquele que me libertou da prisão do Purgatório e me ajudou a vir gozar de vossa presença": assim uma alma do purgatório reza por quem a ajudou a subir aos céus...


ORAÇÃO POR UMA ALMA

Ó meu Deus! Pelos méritos do santo Sacrifício da Missa, dignai-vos libertar as almas do Purgatório, e particularmente a alma de...(nome)
Humildemente me prostro diante de Vós e suplico por essas almas que se extraviaram em alguns momentos e não fizeram penitência. Embora essas almas culpáveis mereçam as penas que lhes aplicais, ó Deus de misericórdia, abri para elas os tesouros dos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, e fazei-as encontrar no santo Sacrifício da Missa os meios de apagarem suas dívidas convosco.

Dignai-vos conceder em particular a....(nome) todas as indulgências que estão associadas ao santo sacrifício da Missa e às outras orações e boas obras que eu fizer hoje nesta intenção.

Ó meu Deus, vos suplico que concedais às almas que sofrem no Purgatório a remissão de todos os seus pecados, a fim de que elas obtenham, por nossas orações, o perdão que sempre desejaram. Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo.Amém.


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA AUXILIADORA DAS ALMAS DO PURGATÓRIO

Ó gloriosa Virgem Maria, cremos que Deus vos concedeu todas as graças para aliviar as penas das almas do Purgatório e, até mesmo, para libertá-las, por isso nos voltamos a vós cheios de confiança.

Ó Virgem Maria, recorremos a vosso maternal Coração: considerai as imensas penas que padecem estas almas dentro do fogo purificador; vêde os tormentos a que estão submetidas pela privação da vista de Deus; sua impossibilidade de alcançar por si mesmas o menor lenitivo, sua resignação e submissão à justiça divina.

Ó Mãe de misericórdia, suplicamos que visiteis essas pobres almas e levai-lhes refrigério, alívio e consolação.

Ó Virgem poderosa, cujos méritos são imensos, abreviai o seu tempo de expiação.

Ó Rainha do Céu, ousamos implorar-vos que liberteis o maior número de almas possível, por ocasião de vossas visitas.

Ó Mãe de bondade, suplicamos especialmente pelas almas esquecidas no Purgatório. Assim seja. 

   
Lia Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário