quinta-feira, 18 de julho de 2013




 MANTENHA SEU HÁLITO FRESCO

A halitose ou o mau hálito é um dos problemas que mais afeta a população ultimamente.

Você diria à sua melhor amiga que ela tem halitose? A maioria das pessoas não, segundo estudo feito pela Fundação Britânica de Saúde Dentária. O mau hálito, em geral, é causado pela má higiene bucal, mas também pode surgir depois de comermos alimentos temperados, por má nutrição, ou ser indicador de problemas de saúde. Para testar se você tem halitose, passe a língua na parte interna do punho, espere dez segundos e cheire. Se o odor for desagradável, é possível que seu hálito também seja.

HALITOSE POR ORIGEM BUCAL COMO EVITÁ-LA:

. Escove os dentes regularmente, ou seja, três vezes ao dia.

. A escova de dente é o principal instrumento para uma boa higiene bucal. O correto é escovar os dentes sempre após as refeições, durante no mínimo, dois minutos em um local com boa iluminação e sempre de frente a um espelho.
. Passe o fio dental todas as vezes que for escovar os dentes. O fio dental remove a placa bacteriana e os restos de alimentos das áreas onde a escova dental não alcança, como por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes, evitando o aparecimento de cáries e doenças gengivais.
 
. Use enxaguantes bucais: alguns matam bactérias que causam halitose e a escovação só limpa cerca de 60% da superfície dos dentes.
. Mantenha sua escova sempre limpa dos resíduos de alimentos. Depois de limpas, molhe-as com enxaguantes bucais para desinfetá-las.
. Limpar a língua também é importante para manter a boca saudável.
. Beba bastante água: a boca seca pode causar mau hálito.
. Mascar chicletes sem açúcar também estimula a salivação.
. Mascar folhinha de salsa é uma boa arma contra o mau hálito.
. Coma maçã que ela ajuda a limpar os dentes.


HALITOSE COM ORIGEM NAS VIAS AÉREAS:


Causadas por infecções, nesses casos, o mau hálito pode ser causado devido a presença de bactérias, que causam o processo infeccioso e que acabam exalando odor forte devido a proliferação bacteriana. Nestes casos, deve-se tratar diretamente o problema nas vias aéreas superiores, mas para evitar a piora, procure manter uma boa higienização da região bucal e iniciar o tratamento com antibióticos, através da ajuda de um dentista, para controlar o processo infeccioso.

Conclui-se portanto, que as causas do mau hálito ou halitose podem ser muitas,e incluem certos alimentos, álcool, cigarros, má higiene oral, doença periodontal, diabetes, boca seca, sinusite e infecções de garganta, abscessos de pulmões, insuficiência renal ou hepática, gastrointestinal e dietas rigorosas.

Visite o dentista regularmente. As visitas ao dentista são uma revisão do estado da higiene dos dentes. Ajudam a manter os dentes mais limpos, mais saudáveis e também ajudam a evitar o desenvolvimento de problemas que podem chegar a causar dor, como cáries.


Lia Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário